domingo, 28 de março de 2010

Nomes da moda: Gabrielle Chanel



Gabrielle “Coco” Chanel revolucionou a década de 1920: ela libertou as mulheres dos trajes rígidos e desconfortáveis do final do século XIX ao apoiar uma silhueta mais confortável (não tão marcada) e o uso de calças. A grande “sacada” dessa estilista foi confiar em si mesma para criar roupas. Chanel não queria vestir altas damas da sociedade (isso foi consequência, não objetivo), ela queria simplesmente se sentir bem consigo mesma.

“Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”
Coco Chanel

…e em Janeiro de 1969

Entre todas as suas criações, as que mais marcaram o mundo da fora foram: as bolsas com alças de corrente, o colar de pérolas, a estampa “marinheiro”, o tailleur e o vestido preto, e a sapatilha bicolor.

Mas foi o perfume, o Chanel nº 5 que deixou ”Dona Chanel” milionária. A fragância – tida como uma das mais vendidas do mundo - foi criada em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: “Um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Ele foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.
A diferença da Chanel para todas as outras marcas (Dior, Balenciaga, Balmain, Yves Saint Laurent etc.) é que Gabrielle não começou querendo fazer moda para gente rica, sabe? Ela queria vestir pessoas comuns, e teve tanto sucesso que ganhou a admiração de todas as classes. Isso, é o mais legal…

Nenhum comentário: