terça-feira, 6 de abril de 2010

Inverno no Brasil





Ombros fortes, calças com novas - e boas - proporções e alfaiataria suave e sofisticada são as mudanças mais quentes da temporada.

Desafiando o momento de pessimismo geral, a comunidade fashion nacional fez bonito ao oferecer uma enxurrada de sugestões e depoimentos de moda convincentes, que se alinham, ecoam e miscigenam tendências e desejos globais e, portanto, ex-portáveis. O rumo dos estilos dividiu-se entre a volta da alfaiataria - e da forma mais arquitetônica - e do casual esportivo refinado, com a combinação de múltiplas peças, ameaçando o domínio quase absoluto dos vestidos. Em ambas as direções as qualidades esculturais ficaram evidentes. A alfaiataria suave e rigorosa da Huis Clos, sensual em seda, veludo e peles fake, com ênfase nas mangas imponentes, é ilustração da elegância moderna, assim como a Osklen, cujo moletom, em desconstrução japonista refinada, atingiu novas proporções na forma e na linguagem esportiva,urbana e chique.
Resumindo drasticamente, os pontos fundamentais para uma real transformação na silhueta são: a) os ombros; b) a proporção das novas calças; c)o formato trapézio bem curto para vestidos. Ombros valorizados conferem uma nova força ao desenho do corpo feminino, enquanto as novas calças de cavalo baixo - e seus bolsos profundos para mergulhar as mãos -reforçaram a atitude descontraída, indispensável ao chiquecomtemporâneo.
Desejáveis para trilhar novos caminhos, as linhas arredondadas de casacos grunge com toque dada-surrealista-cubista de ALexandre Herchcovitch, as visitas eduardino-futuristas de Gloria Coelho e as pelerines dos vestidos déco de Reinaldo Lourenço revelam os ombros inflados para o futuro. Com glamour à la Blade Runner, as camisas de seda da Iódice dão o recado, enquanto os visuais 1990, afirmativos,do começo do desfile Animale com Raquel Zimmermann, mostram uma feminilidade poderosa, com roupas de material fosforecente que muda de cor em contato com o calor do corpo, lembrando o trabalho do italiano Giacomo Balla, artista conhecido por seu retrato pistório da luz.
Se por um lado a temporada revelou a permanência da forma skinny nas calças renovadas por couro stretch (Forum Tufi Duek)-,por outro atestou a contínua evolução de calças amplas de nomes exóticos como: saruel,dhoti,jodhpur,new baggy,clochard,pegged e até carrot - a prosaica cenoura, em bom português. Nunca foi tão difícil batizar essa nova geração de calças que, em comum,tem o cavalo baixo e o poder de se confirmar como alternativa fashion. Imbatíveis na Ellus, os novos jeans de sofisticada tecnologia artesanal/indutrial serão o curinga ideal para trazer o extremo fashion para uma interpretação street-cool.

Nenhum comentário: